terça-feira, 5 de maio de 2015

Vacinas: 1 mês e 2 meses

Olá meninas,

Como prometido hoje vim contar sobre as vacinas do Eduardo.
Até agora ele tomou a de 1 mês e a de 2 meses. A de 1 mês algumas tomou direto na maternidade, as demais foram no posto de saúde mesmo.
Vou contar sobre a nossa experiência kk e quais são essas vacinas, e vou postar também soube o calendário de vacinação caso alguém tenha alguma dúvida. E também vou contar qual a diferença da vacina pública para a particular, vamos lá!

Vacina de 1 mês:

Bom, quando o Du nasceu ele tomou a primeira dose da Hepatite B. Essa foi direto na maternidade, assim que nasceu. E depois de uns dias levei ele para tocar a BCG, essa foi no posto de saúde do bairro em que moro mesmo. Essa BCG é aquela que deixa a marquinha no braço.
Essas duas vacinas são a de 1 mês.

Sobre a Hepatite B:
- Primeira dose do total de três ou quatro, dependendo do tipo. Dada de preferência nas primeiras 12 horas de vida, na maternidade, ou então logo depois da alta. É gratuita em maternidades públicas e postos de saúde. Quando a mãe é portadora do vírus da hepatite B, a vacina é dada logo depois do nascimento -- quanto antes melhor.

Sobre a BCG:
- Dose única dada no primeiro mês depois de nascimento, em bebês com mais de 2 kg, contra as formas mais graves de tuberculose. Dada gratuitamente em postos de saúde e maternidades públicas. Se a cicatriz não se formar, recomenda-se uma segunda dose após 6 meses.

Diferenças das duas vacinas em posto de saúde e particular: Nenhuma.


Vacina de 2 meses:

Logo quando o Eduardo completou o 2° mês de vida já tínhamos que vacina-lo de novo. Fomos uns dias depois que estava marcado na carteirinha, pois ele não estava muito bem. Essas vacinas também foram aplicadas no posto de saúde do meu bairro. As vacinas são: Penta, Pólio e Rotavírus. As 2 primeiras foram picadas e a Rotavírus é gota, vou explicar porque ele tomou apenas 2 picadas e não 2.

Sobre a Pentavalente brasileira (DTP + Hib + hepatite B): Primeira dose. Contra difteria, tétano, coqueluche, infecções provocadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo b (como meningite, pneumonia e outras) e segunda dose contra a hepatite B. É gratuita em postos de saúde.

Sobre a Pólio inativada: Primeira dose. Previne a poliomielite, ou paralisia infantil. A vacina dada gratuitamente nos postos de saúde substituiu a versão oral (VOP, ou Sabin), a da gotinha. Nos laboratórios particulares, pode ser encontrada junto com a pentavalente, formando a hexavalente, que economiza uma picada na criança.

Sobre a Rotavírus: Primeira dose. Evita infecções pelo rotavírus, que causa vômito e diarreia. A vacina monovalente é dada de graça nos postos de saúde. Na rede particular, também existe uma versão que protege contra mais tipos de vírus, também oral, mas o esquema completo será de três doses, em vez de duas.

Diferenças das vacinas em posto de saúde e particular: Existe a versão acelular da DTP (DTaP), que dá menos reação, e que inclui a pólio, eliminando uma picada. Há uma vacina para o rotavírus protege contra cinco tipos do vírus, em vez de um só, mas se se aplica a rotavírus pentavalente serão necessárias três doses, em vez de duas.

Por que apenas 2 picadas e não 3 como é o "comum"?
- Bom, quando fui no posto perguntei para a moça que iria aplicar, ela me disse o seguinte: Que o sistema de saúde, a caderneta de vacinação SEMPRE foram APENAS 2 vacinas todos os meses e não 3 vacinas como está sendo. Então todo mês ele irá tomar 2 vacinas, uma em cada perna. Mas algumas mamães que estão vacinando os filhos estão aplicando 3 vacinas nesta de 2 meses, poupando para o próximo mês... sendo assim, na vacina de 3 meses ele levaria apenas 1 picada e não 2. Mas o correto é 2 vacinas por mês e não 1 ou 3. Acho que deu pra entender né? kkk Então ela segue a caderneta que está lá, lembrando que isso é no postinho em que eu fui e é o sistema da MINHA cidade, caso na sua cidade seja diferente é bom perguntar só por "curiosidade".
A 3ª vacina que seria aplicada seria a: Pneumocócica conjugada. Porém ele só tomará este no mês que vem, ai depois posto sobre ela também.


Experiências de levar o filhote para tomar as "picadinhas"! kkk
- Nada fácil kkk, desde o princípio segurei ele, quero mostrar que estou lá para o que der e vier, tenho que mostrar proteção e aconchego de MÃE! Então mamães tomem coragem e sejam firmes, é para o bem deles, segurem-o e mostre que você está ali protegendo ele pra tudo, mostre o amor maternal, sem lenga lenga hein!
Na vacina de 1 mês - no caso a BCG que ele tomou no posto -, ele não chorou, apenas deu um gritinho e já acolhi ele na hora e ele ficou calminho. Ela não da reação e ele ficou normal o dia todo.
Na vacina de 2 meses foi a PIOR! Ele chorou nas 2 picadas, a primeira que foi a Pólio, ele chorou um pouquinho e logo dei um carinho pra ele e já se acalmou na hora. A segunda picada foi a mais temida, ela que da a bendita reação e é a que dói mais. Ele chorou MUITO, nunca vi meu pequeno chorar daquele jeito, aconcheguei ele, dei carinho, dei chupeta e ele continuou chorando, parou depois de alguns segundo, mas deu muuuuita dó gente, temos que ser MUITO firme nessa hora.
A Penta dá reação sim - a pólio não. Ele teve febre de 38,5 graus, ficou bem chatinho - resmungava bastante, a perninha ficou bem sensível, tivemos que dar muito colo e amor, ficou bem difícil cuidar dele nesses 2 dias de reação. A reação deu apenas no 1° dia (dia em que tomou) e no dia seguinte, e graças a Deus passou no 3° dia.
Após aplicar a vacina Penta, a moça deu a gotinha que é a Rotavírus, ele adorou kkkk foi o que aliviou o choro dele. Ela disse que a vacina é doce e ele gostou. Falam que é "gotinha" mas não é não kkk é bastante liquido até kk é aplicado com a seringa, achei muito para apenas "1 gotinha" kkk.


Calendário de Vacinação:














Vocês podem achar através desse link também: (e ver com mais nitidez)
Calendário de Vacinação

Meninas, quero deixar um aviso pra vocês também.
Começou a campanha de Vacinação Contra a Gripe. Informe-se no posto de saúde mais perto da sua casa, ela vai do dia: 02 até 22 de Maio. Procure mais informações no Google ou até mesmo no postinho. Vamos prevenir né meninas! ;)

Bom é isso por hoje, espero que tenha esclarecido qualquer dúvida que vocês tinham kk e amanhã o post será sobre: Resguardo - a famosa "dieta" para os mais antigos kk. O assunto é meio polêmica em certos aspectos né kkk. Então...

Até amanhã,
Beeijos ;* s2'

Nenhum comentário:

Postar um comentário