sábado, 13 de setembro de 2014

Enjoos e Alimentação na Gravidez

Bom dia meninas!

Hoje o assunto é: Enjoos e Alimentação na Gravidez.
Quando descobri que estava grávida demorei um pouco para sentir os enjoos matinais, mas também quando senti, deixei de come as coisas que eu mais amava kk. Eu nunca fui uma pessoa saudável, sempre comi porcariada, muito fast-food, tudo com muita gordura, então quando comecei a sentir os enjoos que eu percebi que estava realmente grávida tive que mudar minha atitude alimentar. Não mudei tanto, porém estou comendo mais alimentos saudáveis e cortei bastante gordura que antes eu comida muito, mas até hoje eu como quando posso (1x por semana no máximo kk).

Meus enjoos eram sempre quando eu acordava, pisava o pé fora cama pronto, o estômago embrulhava, e aquela azia e queimação tudo junto na barriga. Durante essas minhas 14 semanas eu não vomitei, em nenhum momento, sempre fui difícil vomitar, acho que vomitei só quando tinha meus 10 anos kk depois nunca mais, sou uma pessoa forte pra isso kk. Então como eu sentia muito enjoo de manhã, não podia sentir cheiro de quase nada que piorava, então comecei a comer miojo, todo dia de manhã eu fazia um pacotinho de miojo, era a única coisa que eu conseguia comer de manhã e que eu amava, outras vezes eu comia bisnaguinha com margarina, mas o cheiro da bisnaguinha me deu o pior enjoo (e tenho até hoje), nunca comi bolacha recheada de manhã, então sempre foi o santo miojo, sei que faz mal mas quando não se aguenta comer nada é a única maneira.

Alguns alimentos que cortei da minha rotina (tanto por enjoo, nojo do alimento, quanto por causa da sua gordura):
- Bacon;
- Salsicha;
- Presunto;
- Carne de Porco;
- Linguiça;
- Bisnaguinha;
- Cheddar;
- Refrigerante;
- Leite com Nescau (sim, leite).

Esses foram alguns alimentos que eu parei de ingeri-los durante a minha gestação, o leite com nescau eu nunca tive vontade de tomar, sempre bebi muita mais muita água, e suco, esse era meu líquido de manhã, suco ou água gelada. O refrigerante eu cortei totalmente, só tomo aos fins de semana e olhe lá, se tiver a opção de suco eu opto pelo suco, meu cérebro na hora já transmitiu que não era saudável então cortei da alimentação.

Meus enjoos também eram sempre no final da tarde, como trabalho das 8h as 18h era sempre entre às 17h/18h que era o fim do dia, e eu precisava comer alguma coisa para forrar o estômago até chegar em casa e jantar. Mas sentir esses enjoo 2x por dia é tortura, sempre antes de sair para trabalhar e quando estou indo pra casa, é triste, é a pior coisa.


Mamães, se vocês são como eu, uma pessoa "saudável" (ironia kk), pensem no seu bichinho, pensem que ele precisa de certas vitaminas e não de gordura e colesterol, então corte também alguns alimentos da sua rotina e adquira novos alimentos que podem trazer benefícios como:
- Beba muita água;
- Coma muitas frutas;
- Coma muitas verduras e legumes;
- Opte por comer em casa do que em restaurantes (por que? geralmente restaurantes eles colocam ingredientes que nos deixam 'estufados', cheios, e também a gente nunca sabe como é preparado esses alimentos, já em nossas casas é diferente, nós mesmo preparamos e nós mesmos sabendo o que colocamos ou não).

Como trabalho fora o dia todo e nunca eu trago comida de casa, eu sempre compro marmitex (eu falo para não comer em restaurante, mas eu mesma não prático o que eu digo kk) então todo dia eu peço os legumes que tem no cardápio do dia, mas geralmente quase todo dia eu peço beterraba cozinha e cenoura ralada.
Meu almoço todos os dias:
- Arroz INTEGRAL (prefiro o integral do que o normal);
- Feijão;
- Frango do dia (a opção do dia no cardápio);
- Refogado (geralmente couve-flor ou brócolis, sim, eu sempre como brócolis kk);
- Acompanhamento (essa é a parte da gordura pesada do almoço, geralmente batata doce frita, polenta frita ou batata frita, coisas que não consigo largar de jeito nenhum);
- Salada (cenoura ralada e beterraba).
Esse é meu almoço de todos os dias, ainda bem que não enjoei de nada de comida, até porque neste horário não sinto os lindos enjoos, então tudo é mais fácil de comer nessa hora.

Agora que estou de 14 semanas (ou 15 já, não sei ao certo), os enjoos pararam 100%, não sinto mais nada desde da hora que eu acordo até a hora de ir dormir, única mudança é minha fome que esta aumentando, e continuo bebendo muita água (eu amo água, café, almoço, e janta é água kk), mas ainda bem que não sinto mais aquela queimação no estômago, mas ainda sim não voltei a comer aqueles alimentos que eu citei acima, minha alimentação continua a mesma desde dos enjoos, e acho que não vou voltar a comer essas coisas tão cedo. Então vou continuando até onde dá, e melhorando o que eu puder!

É isso por hoje meninas, este será o único post de hoje porque sábado é dia de passear, e amanhã (domingo) é dia de dormir e aproveitar pra descansar e relaxar. Então... até segunda e até lá pensarei nos próximos 2 post de segunda!

Obrigada por lerem e espero que tenham gostado de mais uma experiência minha na gravidez.
Beeeijos ;* s2' e bom fim de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário