segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Ultrassom com Doppler - Fevereiro

Olá meninas,

Sexta foi dia de Ultrassom (com Doppler) e hoje vim contar e mostrar pra vocês como foi lá. E hoje tive pré-natal também e vou contar como foi também.
Antes de mais nada vou colocar abaixo o que seria uma Ultrassom com Doppler:

"O ultrassom com Doppler é baseado em um efeito físico que mostra uma parte do útero materno de forma colorida e acústica, assim como mede o fluxo sanguíneo nos vasos do bebê para avaliar a condição de nutrição dele.
A partir do exame de Doppler é possível saber como está o crescimento e o desenvolvimento do bebê, bem como a quantidade do líquido amniótico e o amadurecimento da placenta.
Os médicos geralmente pedem para que a futura mamãe realize esse ultrassom na última fase da gestação, entre a 26ª e a 38ª semana, pois o exame fornece meios para que se descubra se o bebê tem alguma deficiência de nutrição e como estão as funções da placenta.
O exame é muito importante para tranquilizar a gestante e, caso identifique alguma situação em o tratamento será necessário, ele poderá ser feito antecipadamente, como a realização de um parto antecipado.
O ultrassom com Doppler também é importante para identificar alguma problema na mãe causado durante a gravidez como: alta pressão sanguínea , diabetes, enfermidade renal e algumas infecções.
Um exame Doppler é justificado por:

- Suspeita de crescimento reduzido ou interrupção do crescimento do bebê;
- Quantidade reduzida de líquido amniótico;
- Situações anormais de frequência cardíaca fetal;
- Suspeita de defeito no coração/enfermidades do coração;
- Suspeita de má-formação ou enfermidades na criança;
- Incompatibilidade de grupos sanguíneos;
- Parto prematuro em uma gestação anterior;
- Gestação de múltiplos;

A ultrassonografia dura de 30 a 60 minutos, é indolor e não causa nenhum mal para o bebê e nem para a mamãe.

Fonte: Manual da Grávida Lets Family"

Esta ultrassom fiz na maternidade onde terei o Eduardo (e onde já fiz algumas US também), era a data mais próxima que eles tinham, pois as demais clínicas só tinham depois de Março (e até lá ele já teria nascido kk).
A ultrassom em si demorou um pouco, acho que uns 20min total (tem vídeo depois). O Eduardo está bem grandão e infelizmente não deu para ver o rostinho dele, pois ele esta de costa (para o mundo kk). Mas foi bem legal e emocionante.
Vou postar as fotos que foram tiradas na US e logo depois postarei o vídeo:


























Essa US foi bem complexa kkk então não sei qual foto é o que, mas vou tentar lembrar de algumas coisinhas:
Foto 1: cabeça/crânio
Foto 2: cabeça/cérebro - ele estava medindo alguma coisa da cabeça kk tipo batimentos.
Foto 3: não sei kk
Foto 4: barriguinha (gorda por sinal kk)
Foto 5: fêmur (osso da coxa)
Foto 6: cordão umbilical - estava vendo alguma coisa também, tipo batimentos.


























Foto 1: acho que é a quantidade líquido, sei lá kk.
Foto 2: placenta - cada canto é um lado da placenta.
Foto 3: acho que é alguma coisa do cordão também - lado direito.
Foto 4: deve ser do cordão também, só que do lado esquerdo.
Foto 5 e 6: é a mesma que a foto 3 e 4.

Deu pra ver que é bem confuso né kk. Nem eu mesma sei o que é o que ali, só a Dra. mesmo pra entender kk.
Bom, vocês que já estão me acompanhando, sabe que a Dra. pediu essa US pois ainda não tinha entrado em trabalho de parto, e ela pediu para ver se estava tudo bem com o Eduardo - graças a Deus esta -, e levei pra ela e ta tudo certinho.
Vamos as características da US kk:

Batimentos: 148 bpm
Biometria:
- DBP: 9,8 cm.
- Perímetro cefálico: 33,9 cm.
- Circunferência do abdome: 34,4 cm.
- Comprimento do fêmur: 7,1 cm.
- Peso fetal estimado em: 3463g (+/- 15%).

Gestação estimada em 38 semanas e 4 dias (variação +/- 20 dias).
Exame Doppler gestacional dentro dos parâmetros da normalidade.

Essas são as principais características - mais interessantes kk - da US. Na US deu 38s e 4d, porém de acordo com minhas contas estava de 37s e 6d. Mas tudo bem.
Deu pra ver que o Eduardo está ENORME, e o médico estimou que ele esteja com 50/51 cm, grandão e bolotão kkk.
Graças a Deus o Dr. que fez a US disse que esta tudo normal, tudo dentro da normalidade - isso que eu temia, de algo estar errado -, meu líquido está ótimo e minha placenta já está com grau II de amadurecimento.

Hoje foi dia de pré-natal e levei o exame para a Dra. analisar e fazer os testes de rotina - que está sendo toda semana. Não tive noticias muito animadoras, mas vou compartilhar com vocês! :)
Fiz o exame de toque - como sempre -, e infelizmente o Eduardo ainda muito alto, apesar de estar encaixado, e infelizmente estou sem nada de dilatação, ainda esta zerado. E isso é péssimo! Pois quero e pretendo ter parto normal, mas até agora não tivemos nenhuma progressão desde a última consulta (que foi dia 13/02), infelizmente nenhumzinho meio dedo de dilatação, mas fazer o que né... cada mulher tem um tipo de corpo.
Ela perguntou se eu ainda queria PN, eu disse que pretendo, mas se não der tudo bem. Disse que o Du está bem grande e eu não terei um parto totalmente normal, se fosse normal seria induzido, pois até agora ele não desceu e eu não tenho sinal de dilatação, então isso não é bom.
Então ela deu o veredito final. Até sexta-feira se nada acontecer, tenho que ir para a maternidade (a partir do meio dia) e dar entrada pelo PS, lá terá uma plantonista que fará o exame de Cardiotoco em mim, se estiver 100% OK induziremos o parto, caso esteja 99% partiremos para cesárea. Ela foi clara: por mínimo que tenha algum problema (mesmo sendo 1%) ela fará cesárea, pois ela não faz parto normal com riscos, por minimo que seja, então não iremos arriscar a minha saúde e a do Eduardo.
Então ela disse para sexta comer alguma coisa até 8:30 da manhã e ficar em jejum o resto do dia, e a partir do meio dia ir para o hospital dar entrada, dependendo do que a Dra. de Cardiotoco falar, faremos tal parto...
Nas contas da minha GO hoje estou com 39 semanas e 2 dias. E na sexta estaria completando as 40 semanas, e ela não quer deixar passar mais que isso, e ela é profissional e experiente, então vamos no que ela diz.

Mas quando voltei ao trabalho - sim, ainda estou trabalhando kk -, fiquei muito pensativa em relação a isso. Pois mesmo que eu queira parto normal, terá que induzir. E sabemos que para induzir um PN, você tem que tomar aquele soro - o soro da dor kk -, e será este soro que me fará ter as contrações e dilatação - coisa que não tenho -, e ai sim posso entrar em trabalho de parto, mas essa é a única maneira, induzir. Se for ver não é um parto normal mesmo, porque terá ajuda médica - intervenção de remédios -, mas sempre tive em mente esse tipo de parto por conta da recuperação, pois todas nós sabemos o quão ótima é. Mas nem toda mulher tem o corpo que deseja e o meu sistema não é como eu quero, tenho que respeitar meu corpo. Então fiquei pensando muito: posso até induzir o parto, porém posso também ficar horas e horas em trabalho de parto e não evoluir nada e no fim acabar fazendo cesárea - as vezes até de emergência. Então sofreria em vão, e posso estar fazendo meu filho sofrer. Isso é uma opinião minha ok meninas, eu quero muito ter parto normal, porém o meu corpo não da essa possibilidade e não posso ficar forçando uma coisa que eu, minha mãe, minha sogra e até minha GO sabemos que não será possível, são todas mulheres experientes, e eu penso muito nesse assunto.
Então optei por fazer a cesárea, confesso que queria esperar até sexta, mas pensei nisso tudo - de sofrer e acabar fazendo cirurgia -, e optei por fazer cesárea, que de uma forma ou outra EU SEI que iria acabar assim.
Liguei pra Dra. agora e pedi para marcar a cesárea - medo kk -, pedi uma data antes de sexta-feira. Então vou aguardar ela me retornar e esperar ansiosamente por uma data. Então é isso ai meninas, vou aguardar e assim que tiver uma resposta dela venho contar pra vocês.
Dependendo da data que ela marcar ainda vou postar o Diário de Gestação - o último. Então ainda venho por esses dias e vou relatar meus últimos minutos e dias grávida kkk.

E agora por fim, o link do vídeo da Ultrassom! - uhuuul.
Ultrassom com Doppler

É isso por hoje meninas, vamos ver se amanhã já reapareço aqui com boas noticias né! *-*
Aguardem hein.

Até mais,
Beeijos ;* s2'

Nenhum comentário:

Postar um comentário