quarta-feira, 11 de março de 2015

1ª Consulta com o Pediatra

Olá meninas,

Como prometido vim contar para vocês como foi a 1ª consulta com o pediatra. Vou contar como foi lá no consultório e quais as dúvidas que eu tinha e que ele esclareceu. Vamos lá! ;)

Ontem foi dia de Pediatra e o Du estava com 11 dias.
Eu fiquei bem em dúvida na hora de escolher o Pediatra pois até acharmos um bom passamos por vários doutores e doutoras, então como gosto muito da minha GO pedi indicação para ela. Ela indicou 2 médicos - que inclusive são irmãos -, pois meu convênio não são muitos médicos que atendem, então marquei a consulta com um deles.
O nome do pediatra é Dr. Danilo, o consultório em si não era muito agradável, o ambiente era bem básico, a parte da brinquedoteca para as crianças era bem pobrezinha e a localização é péssima kk - um buraco kk -, porém o bairro é o melhor da cidade, mas é um buraco mesmo, difícil de achar kk, então fiquei torcendo para que o médico fosse bom pelo menos kk.
O primeiro exame que ele fez no Eduardo foi ouvir os batimentos dele, depois viu o ouvidinho e depois a boquinha - na hora de examinar a boca ele abriu o berreiro kk da uma dó quando ele chora. Disse que estava tudo normal e então foi medir ele. O Eduardo está medindo 50 cm, ele nasceu com 47,5 cm então ele cresceu 2,5 cm em 11 dias, fiquei impressionada kkk. O Dr. disse que está super grande e que está crescendo dentro da média - um pouquinho acima ainda kk -, então após medi-lo fomos pesa-lo. Está pesando 3260g, ele nasceu com 3275g e saiu da maternidade com 3100g, o Ped. falou que é normal os bebês perderem peso quando saem da maternidade, pois eles nascem bem inchados, então nesses primeiros dias o certo é eles recuperarem o peso que eles nasceram, então o Du recuperou (faltou 15g) o peso que ele nasceu, o que é ótimo!
Então em 11 dias ele cresceu 2,5 cm e engordou 160g, fiquei muito aliviada por ele ter engordado e não ter pedido peso devido a não mamar no peito, somente a fórmula, fiquei bem feliz!

Eu tinha muitas dúvidas e esclareci todas durante a consulta, vamos a algumas dúvidas que eu lembre:
- Quanto tempo o leite de fórmula pode ficar feito?
R: O certo é fazer o leite sempre que for consumir, mas ele pode ficar "parado" por até umas 2h, então se ele não quis mamar agora é bom manter esse leite feito por até 2h, não é bom ficar mais que isso, e sempre que terminar de mamar, jogar fora o restinho que sobra, nunca fazer outra mamada por cima daquela.

- Quando saber quando ele está satisfeito/cheio?
R: Durante até os 6 meses a Associação de Pediatria indica dar a "livre demanda", ou seja, dar o peito/mamadeira sempre que eles pedirem, então sempre que estirem com fome dar o "tetê" kk. E é normal eles mamarem a prazo, mamam 20ml agora e depois de meia hora, 2h mamam mais 40/60ml, mas o mais importante é deixar ele mamar até soltar a mamadeira/peito, quando ele soltar quer dizer que já está satisfeito. Então não se preocupe se ele mamou pouco agora e daqui um pouco ele mamou uma quantidade maior, pois o estômago deles digerem rápido e não é tão grande, então por isso eles mamam a prazo.

- Quando posso começar a sair com ele?
R: Sempre ter o BOM SENSO. O bom é evitar até os 3 primeiros meses, pois eles estão bem frágeis ainda, então não ficar saindo para lugares muito cheios. O bom senso é não ficar saindo para: shoppings, igrejas, festas, casamentos, etc... evitar lugares cheios, sair mais para casa de familiares, um parque, pois são lugares mais reservados (exceto do parque) e o ambiente é mais fechado, não tem tanta "contaminação". Pois lugares muito cheios (exemplo: shopping) o ambiente é muito pesado, é muito cheio de pessoas, e barulhento, então os bebês acabam ficando estressados e podem pegar alguma doença, pois não sabemos quem esta doente ou não né. Então sempre ter o bom senso na hora de sair.

- É normal o bebê não mamar no peito? (minha dúvida principal)
R: É SUUUUPER normal, bebês novinhos tem essa dificuldade no começo, vai melhorando com o passar das semanas. Se ele não mamou até agora não se preocupe pois a tendência é melhorar, e pode ser que no decorrer das semanas ele aprenda a pegar o peito e aprenda a sugar. Então para eu ficar tranquila que não é nada anormal, pois o bom é que ele está ganhando peso e crescimento o que é ótimo, então não tem problema algum.

- Posso dar o leite fórmula para ele?
R: Pode, já que ele não esta mamando no peito, não tem problema algum, aliás, não vou deixar o bichinho morrendo de fome né. Então não tem problema dele estar tomando fórmula desde que nasceu. Só deixar ele mamar quando quer também, no caso: a "livre demanda".

- O bico da mamadeira e da chupeta influencia na ausência da pega do peito?
R: NÃO! Isso não tem nada a ver, pois se ele pega a mamadeira e a chupeta é porque não tem que fazer tanto esforço, mas quando ele pega o peito precisa fazer esforço na hora da sucção por isso é mais difícil ele pegar, por isso ele vai aprendendo aos poucos. Mas não tem nada ver, então fiquei super despreocupada também. A mamadeira e a chupeta que uso no Du é da Avent Pétalas (mamadeira) e a Avent Soothie (chupeta).

- É normal eles ficarem acordados a madrugada inteira e dormir durante todo o dia?
R: Sim. Pois eles ainda não sabem identificar o dia pela noite, e por isso dormem quando querer e acordam quando bem entendem kk. Então é super normal ele ficar acordado a noite e dormir muito durante o dia.

- O leite Aptamil 1 (fórmula) é bom? Pois o NAN ressecou ele.
R: É um dos melhores, é o que ele indica. Se ele ressecou, tem que trocar a fórmula até ele se acostumar e o intestino voltar a funcionar bem.

- Como é feito a higiene do coto umbilical?
R: (quando ele foi demonstrar, no caso ele estava examinando o umbiguinho, me deu muuuita aflição kkk) Você tem que levantar o coto, e limpar lá dentro. Sim tem que pegar e levantar kkk não adianta ficar limpando só ao redor, tem que limpar por dentro pois quando cair não infeccione, então sempre limpar por fora e por dentro, com álcool 70% e um cotonete, não pode ter dó! Claro que não é pra puxar, simplesmente levantar um pouco para limpar por dentro. E se estiver com um sangramento é normal, todos bebês tem, pois é sangue parado, é um sangue que ficou ali desde quando ele nasceu e vai saindo aos poucos, então sempre limpar esse sangue. E quando o umbigo cair continuar limpando com álcool 70% e cotonete, para evitar infecções e inflamar.

- Eu dou o peito, porém ele mama pouco e solta. E minha produção de leite é muito pouca. O que fazer?
R: Ai já é diferente, você tem leite porém a produção é pouca, então sempre que ele mamar e soltar e pedir mais, pode complementar com a fórmula, pois as vezes o seu peito foi pouco para ele, a produção já estava baixa então menos leite e ele acaba ficando com fome ainda. Então sempre que ele quiser mais, mesmo após mamar o peito, pode dar a fórmula, pois será o complemento dele.

Essas foram algumas dúvidas que eu tinha e que ele esclareceu para mim. Eu acho que perguntei tudo - espero não ter esquecido nada aqui kk. E uma coisa que ele me disse a respeito da amamentação que me aliviou mais ainda e é muito interessante:
"Não é porque o bebê mama fórmula que ele deixa de ser menos saudável. Um bebê que mama somente leite materno as vezes adoece mais fácil e tem bebês que mamam só a fórmula e ficam muito saudáveis, não tem problemas posteriores. Tem bebês que mamam o LM e não se desenvolvem bem, e bebês que mamam fórmula as vezes se desenvolvem mais. Então não tem que se sentir culpada.
O governo também pesa muito na consciência da mãe que amamenta com fórmula, pois eles vivem fazendo as propagandas, campanhas de amamentação, campanhas de aleitamento materno, e dão a entender que o bebê que mama o LM é o melhor, é o THE BEST e o bebê que mama fórmula é a 2ª classe, é o bebê mais pobre, é um bebê ruim. Então eles acabam fazendo essa lavagem cerebral, mas tudo isso não tem nada a ver, isso depende muito da criança, do intestino, do sistema dela... então você que amamenta com fórmula não se preocupe pois é a coisa mais comum bebês que não aceitam o peito!"
Achei muito interessante isso que ele me falou e faz sentido, fiquei muito aliviada e me senti menos culpada.

Bom meninas, acho que é isso.
Gostei muito do Pediatra, fiquei meio receosa no começo mas achei ele ótimo. Vou continuar com ele sim! Marcamos um retorno para daqui 10 dias, pois como estou com dificuldades em amamentar (dar o peito), vamos retornar com ele e ver como esta o desenvolvimento dele, se ele não pegou durante esses 10 dias, ele encaminhará para a Fono, mas se ele estiver se desenvolvendo bem, crescendo e engordando ótimo, não tem problema em não mamar o LM. Tem bebês que não pegam o peito de jeito nenhum, então paciência, pelo menos ele esta crescendo bem. Ele ganhou em média de 23g por dia, o que está na média e é bom, que continue assim.
Caso vocês tenham alguma dúvida podem me perguntam, caso eu não consiga responder, pergunto ao meu Ped. e venho contar para vocês.
Lembrando que, todas essas respostas que ele me deu é opinião dele ok. Se o seu pediatra disse outra coisa, não tem problema, cada um tem sua experiência e opinião, então não vá tanto pela opinião de 1 só, cada um é cada um e opiniões são sempre diferentes ok.
Agora a foto do gordinho, não consegui fazer uma "bela produção", mas ta valendo kkk, nas próximas semanas e meses tento fazer uma foto melhor kk.


























Amanhã postarei como foi minha consulta com a GO, a 1ª consulta pós-parto. Tenho consulta amanhã cedo e atarde ou a noite venho contar para vocês como foi. O Eduardo tem pediatra também (com o Ped. do hospital que tive ele kk), e caso tenha alguma alteração, alguma novidade venho contar pra vocês também.

Até amanhã,
Beeijos ;* s2'

Um comentário:

  1. Ainda bem que o pediatra foi paciente...Ruim é quando se pega um médico que já está saturado de tanto atender.
    Eduardo tá lindo e saudável, que bom!
    Beijos

    ResponderExcluir