segunda-feira, 9 de março de 2015

Pós-Parto na Maternidade

Olá meninas,

Hoje vim contar para vocês como foi minha recuperação, meu pós-parto na MATERNIDADE. Vou contar tudinho os 2 dias que fiquei lá, como foi minha alimentação, como foi usar o banheiro, amamentar, etc...
Tenho tantos assuntos para compartilhar com vocês kkk que aos poucos vou achando vontade e tempo de contar kk, mas aos poucos vou compartilhando tudo com vocês!
Durante o post vou colocando algumas fotinhas na maternidade kk.

Ganhei o Eduardo no dia 27/02 e sai da maternidade no dia 01/03. Os médicos de lá seguram as ex-grávidas por 48h, tanto parto normal quanto parto cesárea, então não fiquei literalmente os 3 dias.
Quando o Eduardo nasceu, tivemos algumas complicações com a amamentação, pois ele dormia demais e nasceu com pouco cálcio, então achei que iria ficar mais dias lá. Durante os 2 dias que ficamos eles foram tratando essa ausência que ele tinha, dando a mamadeira com complemento e um remedinho de cálcio (é tipo um leite também).


























O primeiro dia após a cirurgia (27/02) - logo que sai da cirurgia no caso -, fui encaminhada para o quarto e me colocaram na cama onde fiquei as primeiras 8h deitada. Não podia levantar, sentar... algumas mães que fizeram cesárea dizem que não podem levantar a cabeça, eu confesso que levantei kkk, porém depois que levantei que eu lembrei que não pode - não sei se pode ou não kk -, mas os médicos, enfermeiros não me alertaram nada a respeito disso, então mexia sim a cabeça, mas claro que doía muito meus pontos. Cheguei no quarto não lembro que horas, mas já passava da 13h da tarde, aproveitei e dei umas leves cochiladas já que não levariam o Eduardo para eu ver - devido as complicações dele -, então ficava quietinha observando tudo kkk.
Meu quarto era o 106, e ficou eu e mais uma moça - velha já kkk mais de 45 anos, pelo menos aparentava -, desde quando cheguei no quarto antes de ir para o centro cirúrgico ela já estava lá, então sabia que não teria o quarto todo para mim kk. Então quando cheguei da cirurgia ela não estava lá, e resumi: foi parir! kk Ela estava em trabalho de parto desde as 02h da manhã, teria parto normal... então quando cheguei no quarto fiquei sozinha, mas uma meia hora depois ela chegou e ficamos lá, as 2 morrendo praticamente de dor e cansaço kk - ela ainda mais por ter PN né. Assim que ela chegou no quarto uns minutos depois trouxeram o bebê dela e falaram que o meu só chegaria depois de não sei quantas horas... fiquei suuuuuper chateada e triste, pois ela tinha acabado de chegar e eu estava ali sem ver meu bichinho ainda, estava super ansiosa.
Quando foi umas 15h da tarde liberaram o horário de visita, e fiquei tão feliz em ver meu marido, dar um beijo nele, matar a saudade - alias, tinha sofrido bastante naquela maca no centro cirúrgico -. A primeira visita não lembro bem quem foi, mas lembro que o Esdras, minha mãe, minha sogra e minha cunhada foram me ver. Eu estava tãaao acabada, cansada, com dor... na verdade não estava no pique de receber visitas, mas era o meu marido e queria muito vê-lo. Quando ele foi me visitar ele já tinha passado no berçário para ver o Eduardo, ficou apaixonado, dizia que ele era muito lindo, gordinho, loirinho e que tinha os olhos claros, estava babando kkk. Fiquei chateada por não ter visto minha beldade antes deles, mas se o pai falou ta dito kk, então falei que só iria ver o Du depois das 16h. O horário de visitas foi de 1 hora, das 15h as 16h.
Quando chegou as 16h da tarde eles trouxeram o Eduardo - morri de alivio kk -, deixaram ele ao meu lado no bercinho e fiquei admirando aquele pitoquinho de gente, meu chocolate branco kk. Eu não podia pegar ele, então quando as enfermeiras vieram uns minutos depois pedi que elas o colocassem em meus braços, queria sentir o cheiro dele, queria senti-lo. Então ele ficou comigo até as 20:30 da noite.
Quando foi 19h da noite liberaram o 2° horário de visita. No segundo horário meu pai, minha sogra, minha cunhada e o Esdras foram me ver. Na verdades os 3 (cunhada, sogra e marido) já estavam por lá desde de manhã, então fiquei mais aliviada de saber que eles estavam por lá. O 2° horário de visita foi das 19h às 20:30, quando acabou fiquei triste por ficaria sozinha, ficaria sem meu marido, já estava me sentindo abandonada ali kk, queria chorar na hora.
As 20:30 vieram buscar os bebês para fazer os exames e coisas de rotina, fiquei deitada lá na cama - literalmente - até as 21h da noite. Quando chegou 21h as enfermeiras vieram até o quarto e disseram iriamos tomar o 1° banho. Como eu fiz cesárea era bem mais difícil tomar banho, mas mesmo assim fui primeiro. Colocaram uma cadeira dentro do box e mandaram eu levantar da cama. Na hora que levantei, senti uma dor tãaaaaaao grande que achei que ia cai dura ali no chão, era muita dor, e eu estava meio tonta, sonolenta, estava bem ruim kk. Elas disseram para levantar bem devagar. O bom era que a cama subia, descia, e o encosto levantava bastante, fazendo com que eu ficasse sentada. A dor nos pontos era enorme.
Quando levantei - fui aos poucos, sentei, coloquei 1 pé no chão, depois outro e as enfermeiras me seguraram e foram me levantando bem devagar - fiquei meio corcunda, pois não conseguia me esticar ainda, a dor era grande outro fator que não permitia kk. As enfermeiras foram me ajudando a caminhar até o banheiro, me ajudaram a sentar na cadeira e me ajudaram a tomar banho - simplesmente fiquei sentada lá e ela fez todo o serviço kk. Da um pouco de vergonha, pois elas que te dão o 1° banho - no meu caso foi né -, elas vão te esfregando, passando a mão, mas foi tranquilo até. Elas me ajudaram a se vestir e depois me colocaram na cama de novo - onde já fiquei mais sentada.
Quando acabei o banho que deitei novamente senti um alivio tão grande kk, me senti limpa, renovada! Finalmente estava pronta para receber meu amor.
Quando foi umas 22h da noite trouxeram eles novamente, fiquei tão feliz que passaria a noite com meu bebê, feliz por não estar completamente sozinha, uma parte de mim, da minha família estava ali comigo. Ficava toda hora admirando aquele pacotinho, aquele presente maravilhoso de Deus. Então passamos a 1ª noite juntos, ele tão quietinho, calmo e sereno e eu ali babando e amando ele a cada segundo que passava!

OBS: ficamos em jejum até bem a noite, não podíamos comer. Acho que só comemos a ceia - chá com bolachinhas -, pelo que eu me lembre. A cheia era servida as 22h ou 23h não me recordo bem.


























2° dia...
Durante a madrugada as enfermeiras sempre iam no quarto ver se estava tudo bem. Sempre iam nos ver para dar novos remédios, trocar os soros, etc... E quando foi umas 04h da manhã levaram os pequeninos para tomar banho - sim, as 04h da manhã, isso é hora de dar banho em criança?! Absurdo né! -. Separamos as roupinhas e levaram eles, quando foi umas 05:30 da manhã trouxeram eles novamente, já tinham tomado banho e passado por novos exames - eles sempre faziam exames para ver se estava tudo bem -.
Quando foi umas 08, 09h da manhã as camareiras vieram trazer nosso café da manhã - café, leite, pão, geleia e bolachinhas -, e em seguida vieram as enfermeiras nos medicar novamente, e levaram os bebês DE NOVO para a pediatra - nunca deixam eles com a gente kk, dava até raiva -. Tomamos nosso café e depois ficamos com os bebês.
Às 11h da manhã trouxeram nosso almoço - arroz, feijão, lagarto ao molho madeira, salada e de sobremesa um pudim, flan sei lá o que era aquilo kk mas era de morango -. Os horários de refeição lá eram super cedo e não dava tempo de sentir fome kkk, mas amém né. Não comi por hora, só depois das 12h.
Todo o tempo eu estava com uma sonda na minha "menina" kk, pois eu não conseguia fazer xixi ainda, fiquei com essa sonda da cirurgia até sábado a tarde. Então eu fazia xixi sem perceber (era muito bom kk). Eu sentia muita, mais mutia dor ainda, não conseguia sentar ainda, mas era preciso. Quando foi as 15h da tarde liberaram o 1° horário de visita, finalmente vi meu marido e matei um terço da saudade, e foi até as 16h da tarde, era bem pouco mas foi o suficiente para matar um tico da saudade deles kk. O bom era que eles ficavam lá no hospital para o próximo horário de visita.
Quando foi a tarde - depois das 16h - vieram retirar minha sonda, gente... doeu! Doeu muito e ao mesmo tempo deu um alívio só, mas mesmo assim doía depois.
Durante a tarde eu e a moça do quarto ficávamos lá no quarto deitadas com nossos bebês assistindo TV - ainda bem que tinha TV por assinatura kk. A noite antes das 19h, as enfermeiras vieram novamente e liberaram nós para tomar banho, dessa vez teríamos que tomar banho sozinhas. Foi bem tranquilo viu, consegui sentar, levantar e tomar meu banho, claro que com muita dificuldade por causa dos pontos, ainda sentia muita dor e ainda não conseguia me esticar, andava sempre curvada.
Depois do banho liberaram o 2° horário de visita, e mais uma vez aquela tristeza, pois ficaria sem meu homem mais uma noite, mais uma noite em que dormiria "sozinha", por sorte eu tinha meu pequeno ali ao meu lado, tinha meu homenzinho protetor kk.
Por sorte o Eduardo é super tranquilo e não acordava pra nada, não chorava pra nada... bem tranquilo! Passamos a segunda noite tranquilos. Quando amanheceu - já era domingo - ficamos ansiosa (eu e a moça) pois receberíamos alta, até que então as enfermeiras do berçário vieram me dizer que talvez eu teria que ficar, porém a minha colega de quarto estaria liberada as 12:30, mas eu não - fiquei bem triste -, então eu teria que ficar lá até o Eduardo ser liberado, devido a ausência de cálcio dele.
No domingo fizeram uma pequena "palestra" com a pediatra, e ela nos orientou sobre alguns assuntos: amamentação, cuidados com o coto umbilical, banho de sol, vacinas, consulta com o pediatra, banho, etc... nada que nós já não sabemos, mas ela tirou todas nossas dúvidas e ressaltou certos pontos. Eramos eu e mais 4 mamães que estava lá. Voltamos para o quarto e minha "colega" foi liberada. Fiquei sozinha, com o quarto todo para mim - fiquei até aliviada kk. Até que chega uma enfermeira e diz que o Eduardo foi liberado, que eu iria embora naquele dia. Fiquei radiante, feliz da vida, meu sorriso e minha alegria apareceu de novo. Se ele tinha sido liberado era porque ele melhorou, o cálcio tinha sido recuperado. Mas não foi fácil nenhum desses dias lá.
Fomos liberados bem no horário de visita, o bom que todos estavam lá para nos visitar mas acabamos indo embora ainda bem! Enrolaram bastante para me dar alta - para mim, não para o Du -. Liberaram o Eduardo porém a obstetra de plantão não tinha prescrito a minha alta e então arrumei minhas coisas, arrumei o Du e descemos felizes da vida por estar indo embora, e quando chegamos na recepção para dar saída na maternidade não nos liberaram pois a GO não tinha liberado. Fizeram eu e o Du subir até o quarto de novo e esperar no quarto e ainda brigaram com a gente, pois era para esperar a enfermeira e não ter descido por conta própria! Fiquei puta da vida kk mas paciência, subiu eu e o Esdras e ficamos esperando 1h e meia, fui realmente liberada as 16:30 da tarde, ai sim fui feliz pra casa. O Esdras assinou um papel com a minha liberação e finalmente o Eduardo viu o mundo, conheceu esse mundão...


























Durante todo o tempo que ficamos lá tentamos amamentar o Eduardo, porém como eu tive complicações durante a cirurgia, atingiu ele também, por isso a ausência de cálcio no corpo dele. Mas todo o tempo lá na maternidade tentamos e tentamos fazer ele pegar o peito, mas ele nunca mamava, ficava estressado até chorar, e no fim sempre tinham que dar leite na chuquinha, mas a cada mamada era uma tentativa, mas nunca tivemos sucesso, ele pegou apenas uma vez, mamou 20 min e soltou, depois disso nunca mais. Então foi bastante difícil amamentar ele, e temos até hoje - assunto para outro post.
A alimentação no hospital era: café da manha às 8/9h, almoço às 11/12h, lanche da tarde às 15/16h, jantar às 18/19h e a ceia às 21/22h. O café da manhã era sempre o mesmo: café, leite, bolachinhas (maizena e bolacha salgada), 1 pão francês, geleia e manteiga. O almoço só mudava a mistura e a sobremesa: arroz, feijão, lagarto ao molho madeira/almondegas/frango assado/carne de panela, salada e a sobremesa era sempre um flan ou pudim. A ceia também era sempre a mesma coisa: chá matte e bolachinhas (maizena e bolacha salgada). Até que era boa a comida, mas era difícil comer lá pois eu quase não sentia fome, mas tinha que comer se não eu levava bronca kk, mas sinceramente eu não via a hora de ir pra casa e comer uma comida conhecida, tomar um suco. Aé, lá era sempre água, tinha 1 garra de 2L para cada paciente, não tinha suco, nada kk no máximo chá e leite, então no almoço e no jantar era água... mas olha, todo o tempo que fiquei lá tomei 2 garrafas de água kk, sei que é pouco 4L em 2 dias, porém da muita sede.
Para ir ao banheiro foi bem difícil, até no entanto que no dia da cirurgia e até sábado atarde eu fiquei com sonda, então não sabia quando estava fazendo xixi kk, quando retiraram a sonda no sábado, no mesmo dia usei o banheiro (a noite), porém com muita dificuldade pois doía muito. No domingo já foi bem mais tranquilo, mas eu tinha que controlar o fluxo da urina pois se saísse muito doía pra caramba, então tinha que ir à prazo kkk. Nos dias em que fiquei lá não conseguir evacuar - fazer o número 2 -, só fui conseguir em casa, 4 dias depois. Mas sinceramente não sentia vontade, era só vontade de fazer xixi mesmo, ainda bem kk.
Minha hospedagem na maternidade (kkk) eu só usei 2 camisolas, as 2 que levei, sutiã de amamentação e minhas calcinhas de cintura alta (até um pouco abaixo do umbigo), não quis usar a cinta enquanto estava lá, pois os pontos era muito recente e doía demais, então fiquei meio receosa de usar. Comecei a usar no 4° dia, que no caso já estava em casa.



















































Bom meninas, acho que é isso! Se vocês tiverem alguma dúvida da maternidade, como é alguma coisa lá me perguntem que eu respondo! :)
O próximo post vou fazer o Diário de Crescimento Semanal do Eduardo, vou fazer a cada semana e uma vez ao mês vou fazer o Diário de Crescimento Mensal também, assim vou compartilhando com vocês o que está acontecendo a cada semana, o que mudou, o que ele aprendeu... e o no mensal vou contar o que ele aprendeu no mês, como foi o mês, etc...Quero continuar o mesmo estilo que eu fazia com o Diário de Gestação, assim acompanhamos bem o crescimento dele kk.
Tenho bastante posts em mente, mas vou postando aos poucos, e também sempre que tiver um tempinho sobrando kkk porque cuidar do baby e postar aqui não é fácil, pois ele esta bem manhoso e só quer colo kk. Hoje esta com 10 dias. Amanhã temos pediatra, assunto para o próximo post também, que farei amanha... Diário de Crescimento Semanal e Primeira Consulta ao Pediatra.
Fiquem atentas pois tentarei postar todos os dias. Muuuitas coisas para contar pra vocês! ;)

Aaah meninas, no meu instagram tem sempre uma postagem nova, foto nova minha e do Du, cada dia conto como estamos, visitem lá e me seguem também :)
Meu Instagram

Até amanhã,
Beeijos ;* s2'

Um comentário:

  1. Nossa Lu, adorei o post. O príncipe é lindo mesmo!!! Jesus abençoe sua família! O que mais me preocupa na cesárea é o pós-operatório. Mas graças a Deus você está se recuperando bem.

    Beijoss

    http://projetonossobebe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir